A escolha deste tema, deve-se ao fato de que é notável que existe uma grande deficiência no processo de leitura em sala de aula, devido à falta de incentivo, de uma dinamização da leitura em sala de aula, a métodos e artifícios que não despertem o interesse do aluno, a falta de interesse do docente, a repetitividade de assuntos só do livro didático entre outros.
Sabe-se que só através do processo de leiturização é que podemos formar cidadãos críticos, interativos e responsáveis capazes de transformar a sociedade onde vivem. Tendo em vista esses fatores apresentados acima, propusemos o tema com o intuito de despertar tanto os docentes, quanto os discentes em relação ao processo de leitura. Por parte da docência cabe um alerta para a revisão dos seus conceitos e métodos de leitura, sendo necessário a inovação e dinamização dos mesmos, para que despertem o interesse dos alunos, e quanto aos discentes perceberem o quanto estão perdendo para o seu processo de formação, seja pessoal ou profissional, quando deixam de ler, e participar ativamente do processo de leiturização.
Muito interessante sua opinião. Eu concordo plenamente, pois existem muitos "falsos leitores", aqueles que apenas decodificam signos linguísticos, os mesmos não sabem ler verdadeiramente, não conseguem ler nas entrelinhas, tornando-se apático com relação a leitura. Tal fato poderia ser revertido se nosso sistema de ensino desse mais ênfase a esse processo.
ResponderExcluirInteressante o tema do seu blog,pois o processo de leiturização não acontece de maneira satisfatória no nosso sistema de ensino.´Portanto,nós com futuros educadores precisamos reveter esse quadro.
ResponderExcluirDe fato, o professor que ainda não despertou, para a necessidade de leitura, como poderá trabalhar a leiturização no outro? Divulgue seu blog, e aproveite as experiências vividas e compartilhadas para melhorar a sua prática/futura prática. Boa interação!
ResponderExcluirAbraços- Prof. Ecia Mônica