quarta-feira, 3 de junho de 2009

O processo de leiturização em sala de aula

A escolha deste tema, deve-se ao fato de que é notável que existe uma grande deficiência no processo de leitura em sala de aula, devido à falta de incentivo, de uma dinamização da leitura em sala de aula, a métodos e artifícios que não despertem o interesse do aluno, a falta de interesse do docente, a repetitividade de assuntos só do livro didático entre outros.
Sabe-se que só através do processo de leiturização é que podemos formar cidadãos críticos, interativos e responsáveis capazes de transformar a sociedade onde vivem. Tendo em vista esses fatores apresentados acima, propusemos o tema com o intuito de despertar tanto os docentes, quanto os discentes em relação ao processo de leitura. Por parte da docência cabe um alerta para a revisão dos seus conceitos e métodos de leitura, sendo necessário a inovação e dinamização dos mesmos, para que despertem o interesse dos alunos, e quanto aos discentes perceberem o quanto estão perdendo para o seu processo de formação, seja pessoal ou profissional, quando deixam de ler, e participar ativamente do processo de leiturização.

3 comentários:

  1. Muito interessante sua opinião. Eu concordo plenamente, pois existem muitos "falsos leitores", aqueles que apenas decodificam signos linguísticos, os mesmos não sabem ler verdadeiramente, não conseguem ler nas entrelinhas, tornando-se apático com relação a leitura. Tal fato poderia ser revertido se nosso sistema de ensino desse mais ênfase a esse processo.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o tema do seu blog,pois o processo de leiturização não acontece de maneira satisfatória no nosso sistema de ensino.´Portanto,nós com futuros educadores precisamos reveter esse quadro.

    ResponderExcluir
  3. De fato, o professor que ainda não despertou, para a necessidade de leitura, como poderá trabalhar a leiturização no outro? Divulgue seu blog, e aproveite as experiências vividas e compartilhadas para melhorar a sua prática/futura prática. Boa interação!
    Abraços- Prof. Ecia Mônica

    ResponderExcluir